quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Quanto vale uma vida?

Hoje, em meio a tantos casos bárbaros de violência nos fazemos o seguinte questionamento:
Quanto vale uma vida?
Temos presenciado uma sucessão de barbáries por motivos tão banais. São milhares de casos a todo instante.
Nunca esperamos que aconteça em nosso ciclo, porém, aconteceu bem perto de mim esse mês, tão perto que abalou minha fé e todas as minhas estruturas emocionais.
Um dos meus melhores amigos Lázaro Luiz Santiago Leite 19 anos.
Um jovem com um futuro brilhante pela frente, estudante de ciências contábeis pela Unijorge, não chegou nem a freqüentar o curso, pois de uma forma violenta e desumana lhe foi tirada à vida.
Lazaro saio de casa no sábado para jogar vôlei com amigos na praça de colinas em Salvador.
Segundo contam, enquanto conversava com amigos foram abordados por outro grupo de jovens que se juntaram a eles em um diálogo. A conversa partiu para o lado religioso, tudo indica que os rapazes que chegaram eram góticos e curtiam Rock satânico... Começou então uma discussão sobre o tema religioso.
Não se sabe ao certo como foi o desenrolar da conversa.
Lazaro não voltara mais pra casa. Começa então uma busca desesperada por noticias.
Resumindo a história: Depois de uma longa busca pelos bairros de salvador, depois de uma campanha significativa feita por amigos na internet, depois que sua irmã Luana Leite foi ao programa de TV local com uma foto sua, eis que surge uma noticia quase oito dias mais tarde.
Eu estava em casa dormindo na sexta à noite...
...Um grupo de amigos em comum chega a minha casa batendo na minha janela as 12 e tantas da noite com á noticia de que ele havia sido encontrado. Porém não da forma que esperávamos.
Sai de casa meio que sem acreditar no que acabara de escutar. Como uma pessoa de tão boa índole, tão saudável e tão jovem havia morrido? Tudo soava como um grande pesadelo surreal.
Começou a emergir pensamentos de todos os tipos enquanto eu tremia desesperado para conseguir aspirar o ar necessário para continuar vivendo.
A madrugada torturante nos levava para o pior sábado da minha vida, o dia que eu estaria vivenciando o sepultamento de um cara tão admirável e que havia dividido tantos sonhos e compartilhado tantos momentos felizes comigo.
O episodio mais triste dessa minha maioridade.
O dia em que a fragilidade tomara conta do meu ser, foi quando sentir o maior vazio, a maior angustia já vivida até então.
Enquanto estava no cemitério em meio a um dor de cabeça infernal, e vendo todos aos prantos, uma pergunta me surgia pulsante dentre todos os outros questionamentos: Quanto vale uma vida? E como quem pratica um ato tão violento consegue dormir?
Lazaro foi executado a murros e pontapés. O jogaram num esgoto...
Lazaro só fora identificado quase oito dias depois porque seu corpo estava totalmente desfigurado.
Hoje passado alguns dias consigo tirar algumas lições positivas dessa tragédia.
Aprendi que a vida nada mais é que uma passagem, e que cada minuto deve ser vivenciado como se fosse o ultimo.
Que grandes amigos não morrem dentro da gente, e que as pessoas são capazes de tudo.
Por isso, apegue-se a tudo que lhe for importante e faça de seus dias agradáveis e felizes.
Está vivo não tem preço!

15 comentários:

  1. É mesmo triste! Valeu pela visita Nanda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mediante a suas palavras e da mais pura realidade que descreve o fato. eu só tenho a dizer q Viver é o maior presente q Deus pode nos dá. Aproveitar cada momento, cada instânte não tem preço, pois ñ sabemos ainda o tempo q temos pra desfrutar disso.Apesar d ser um texto triste pelo fato da perda de uma grande pessoa, sábias palavras foram expressadas neste momento.
    bj Pisi

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas palavras Lu...Eu tentei ao máximo não carregar as palavras com emoção, mais não me contive diante da fragilidade de ser humano que somos...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Poxa... uma vida interrompida tão trajicamente...
    sem palavras, apenas a tristeza de saber q mais uma familia e amigos q perdem alguém tão importante.
    Deus os console...

    ResponderExcluir
  5. Pois é Tamy...Sonhos podados de maneira inescrupulosa...Deus tome conta.
    BeiJão gata.

    ResponderExcluir
  6. realmente foi absurdo, um bom titulo você escolheu para esse texto, ao fim da leitura me perguntei "Quanto vale uma vida?" em que mundo estamos onde pessoas matam apenas porque outras não comungam das mesmas idéias, onde está o livre arbítrio? A liberdade de escolha? nossa não consigo entender como "seres humanos" conseguem agir dessa forma. O que nos resta é pedir a Deus que coloque amor no corações dessas tristes pessoas. :(

    ResponderExcluir
  7. Pode até ter tentado não carregar nas emoções, mas eu consegui sintonizar muitas emoções ao ler esse texto... Muito belo! Eu prefiro assim, q transmita todas as emoções, parece mais real, proporciona uma leitura mais envolvente, pelo menos comigo eh assim, eu m transporto p outros tempos.

    ResponderExcluir
  8. O q fizeram com ele foi um absurdoo e eu naum consigo imagiinar como o ser humano é capaz de fazeer tão mal á umaa pesooa tão boaa como ele.
    + que a justiçaa seja feitaa e eu tenho certezaa q será.
    Ameeý o textoo. :(

    ResponderExcluir
  9. Thyele, belas palavras...Você é uma menina muito inteligente e eu me sentirei sempre honrado em ter sua visita aqui no meu Blog.
    BeijãoO
    __________________________________________________
    Audenia...Tudo que transbordava em mim enquanto eu escrevia o texto era a mais pura emoção, eu em alguns momentos consegui me desvincular, mas, não me contive em boa parte do texto.
    BeijãoO.
    ________________________________________________
    Puxa Jussara, nem me fale.
    Uma barbaridade.
    Deus tome conta!
    Beijão
    =*

    ResponderExcluir
  10. Nossa...
    Sem palavras,o motivo pelo qual foi tirado uma vida eh muito cruel,frio...essas pessoas nao sabem o quanto vao pagar caro mais tarde,pq a justiça de Deus eh severa com aqueles q praticam o mal eh cumprida qndo vc nem se lembra mais do q fez para merecer aquilo,Mas Deus tudo sabe,ouve e ver...

    Lazaro que vc esteja com os anjos...

    ResponderExcluir
  11. Pois é sara, esse é o nosso mundo!
    E como disse Renato Russo: "há tempos são os jovens que adoecem, há tempos o encanto está ausente e a ferrugem no sorriso e só o acaso estende os braços a quem procura abrigo e proteção...E há tempos nem os santos tem ao certo a medida da maldade."

    Justiça seja feita!

    ResponderExcluir
  12. Nós nunca vamos conseguir entender pq os bons morrem cedo de mais.
    =/

    ResponderExcluir
  13. Só o que fica é a certeza de que está vivo é uma questão de tempo. E que uma vida vale muito mais que qualquer coisa...Por tanto colha seus botões enquanto há tempo!

    ResponderExcluir
  14. Nossa vida nun passa de ... querido tempo.. antees de nascemos .. pelo menos eu e uns amigos queriamos que tivessimos feito essa pergunta para nós ... vc quer nascer?? porque nascer e um ato de privilegio.. pronto .. agente nasce, ii em poucos dias nos morremos.. aproveitamooos oque .. um desgraçado vem ii tira nossa vida .. sabendo que nos temos amigooos como elle . mãe como elle .. irmãos como elle .. elle gostaria que fosse coom alguem da familia delle .. mais pello visto eles pouco se emportam.. ii pra mim vaii ficar essa pergunta para que un dia entre na cabeças desses desgraçadoos ii corroam todo seus neurônios para poder dar essa resposta. ... QUANTO VALE UMA VIDA?

    ResponderExcluir