segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Aborto direito ou crime?

Ontem a noite estava na casa de uma amiga e dentre as pessoas que estavam lá tinha um brasileiro que mora a algum tempo em Portugal, Dentre as boas novas que nos contava sobre os nossos “colonizadores”, disse-nos que o aborto é uma pratica legal por lá desde que seja praticado até determinado ponto da gestação.
Ai eu pergunto: Até que ponto pode-se interferir no ciclo natural das coisas?
Como pode ser caracterizado esse tipo de ação? Direito ou Crime?
As opiniões se divergem em vários aspectos, num ponto, Ciência e Religião já caminham juntas: em raríssimos casos, o aborto pode ser aceito, se a gravidez oferece risco à vida da mãe. Neste caso é preciso optar pelo ser que existe há mais tempo e que se encontra em plena tarefa evolutiva.
Jérome Lejune, especialista em genética fundamental afirma "a vida começa na fecundação. Quando os 23 cromossomos masculinos transportados pelo espermatozóide se encontram com os 23 cromossomos do óvulo da mulher, todos os dados genéticos que definem o novo ser humano já está presentes. A fecundação é o marco do início da vida. Daí para frente, qualquer método artificial para destruí-lo é um assassinato."
E. Nathanson, ginecologista, ex-diretor da maior clínica abortiva do mundo, apresentou declarações, referentes ao aborto, defendendo a condição humana do feto.  O ser concebido é uma criatura humana...
Efetivamente, eu sabia, porém não havia comprovado eu mesmo e de modo científico... Hoje, com técnicas modernas se podem tratar dentro do útero muitas enfermidades, e também efetuar até cinqüenta espécies de operações cirúrgicas. São estes os argumentos científicos que mudaram o meu modo de pensar, e este até agora é o meu argumento. “Se o ser concebido é um paciente a quem se pode tratar até cirurgicamente, então é uma pessoa e se é uma pessoa, tem direito à vida e também tem direito a que nós, médicos e pais, procuremos conservá-la.” Quem já teve oportunidade de assistir a filmes intra-uterinos dos processos abortivos verificou o silencioso terror dos fetos e sua desesperada luta para sobreviver. São filmes muito mais impressionantes que aqueles que retratam a violência, os assassinatos espetaculares tão ao gosto do Homem do Século XX. Por si só, convencem sobre a realidade da vida, a partir da concepção.

Aborto direito ou crime?

28 comentários:

  1. Jonas ameeeý o textoo .
    E na miinha opinião, eu acho o abortoo um atoo
    covardee q a mulher tein em chegaar nesse pontoo.
    Ela naum pensaa q dentro doo ventre dela tein uma vidaa , as vezes pensaa q é novaa pra ter um filhoo, outras por naum ter condiçoes financeiras , outras pensam q vai perder a adolescênciaa ....
    agora eu me perguntoo o poq delas tranzar sein camisinha ? o pq delas naum tomar anticoncepcional?
    E nas maiorias das vezes o parceiroo dela até concordaa em fazer O ABORTO .
    Um ato covarde tanto dele quantoo delaa, o bb naum tem culpaa de estár láa .
    Uma falta de responsábilidade dos 2.
    É uma vidaa q eles tiram sein pensar q um diaa eles tbm estiveram ali .
    Na minha cabeçaa, a minha opinião é formada ABORTO e CRIMEE.

    ResponderExcluir
  2. Jussara, vlw! Rpz, assunto polêmico...Concordo que a melhor maneira de evitar o aborto é utilizando-se dos métodos contraceptivos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com Ju, é um crime. Desde do ato feito sem contraceptivos pode correr o risco de vim ao mundo um ser que não pediu p vim ao mundo. Por isso nós mulheres temos que ter a capacidade de dizer um não p esses homens que faz com que a gente queria fazer esse ato tão violento. Por isso tds nos temos que se prevenir ñ só para n vim uma gravidez "inesperada". Mas sim uma doença que muitas das vezes acaba destruindo nossa vida, como seria p muitos um filho q destruiria. Filho em qualquer dia a qualquer hora q venha ao mundo sempre será um Benção. Aborto é um Crime.

    ResponderExcluir
  4. Filho está longe de ser uma doença.
    E só vem como conseqüência de uma escolha frustrada.
    "Sem camisinha só se for masturbação"já dizia o saudoso Renato Russo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Bem, concordo que a melhor forma de evitar uma prole indesejada é o uso de metodos contraceptivos...

    Mas, como comentei com o caro Jonas por msn, no cas ode gravidez indejeda sou quse que completamente a favor do aborto. Sim, é um crime. Mas como diria o velho Maquiavel, muitas vezes os fins justificam os meios e repitindo o que disse para o caro autor do texto: Melhor uma criança morta, que uma criança fodida.
    Um criança indesejada, mesmo que numa familia com "condições" nunca será be maceita nem por si mesma, terá sérios riscos de desenvolver problemas e complexos psicológicos e afins. E bem, nós matamos animais a todo instante, o homem não passa de um animal também, ainda mais um feto, sem a menor consciencia de existência.
    Repito, prefiro um ser humano morto antesque tenha consciência de si, do que um ser humano vivo e "fodido".
    O utilitarismo em certos casos deve descontruir o humanismo.

    Ao menos é essa minha opnião.

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Cabrial...Bom comentário!

    Utilitarismo! Não compartilho desse modo de pensamento...Admito que tomei partido para o lado ante-abortivo, mesmo porque é minha maneira de pensar, e usei de argumentos suficientemente bons para comprovar-la.
    Mas confesso abestalhado que não saberia o que fazer no caso de uma gravidez indesejada!
    Cada caso é um caso.
    Espero não vivenciar essa frustração!
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. "Utilitarismo! Não compartilho desse modo de pensamento"

    Nem eu, meu caro... Mas com um pouco de leitura e algumas experiências, percebi que às vezes o que temos por "humanismo" é exacerbadamente cruel, chegando ao ponto de, em alguns casos, o utilatarismo ser muito mais humano.

    Falo por mim. Se esse fosse o caso e eu pudesse optar, optaria em ser abortado ainda como feto a viver uma vida uma tanto "aflituosa".

    A vida, ne msempre é a melhor coisa possivel.

    ResponderExcluir
  8. Joninhas muito bom seu blog parabéns !
    não me surpreendeu porque eu confio bastante em sua capacidade :)

    beijos saudades

    ResponderExcluir
  9. Cabrial, toda miséria que vemos e as frustrações pessoas que vivenciamos nos remete em certos momentos a pensar que a vida seria melhor se podada antes da evolução perceptiva.
    _________________________________________________

    Carolzinha, Vlw amr...Bondade sua.
    Adoro você.
    BeijãoO

    ResponderExcluir
  10. realmente Jonas, em relação a esse seu último comenatário, acho que é exatamente isso, é isso que muitas vezes levam pessoas a acreditar que o aborto seja uma forma de solucionar o problema. Eu pessoalmente me divido um pouco em relação a esse assunto tão polémico, concordo com os que consideram crime, mas em certos casos acho que é aceitavél sim. Eu coneheço uma pessoa que teve que opitar por essa triste opção mas creio que assim foi bem melhor, tenho certeza de que se aquele feto vinhesse ao mundo, com certeza seria muito infeliz e pagaria pelos erros dos pais. Isso sim é ser cruel, é ser um assasino, é colocar uma criança no mundo e depois faze-lá morrer de fome, ou até pelo uso de dogras,seja lá o que for.
    por isso me divido no que dis respeito a esse assunto. Cada caso é um caso. Tirar uma vida idependente de que forma seja é um crime. Fazer uma criança sofrer tabém é um crime.

    ResponderExcluir
  11. "Cabrial, toda miséria que vemos e as frustrações pessoas que vivenciamos nos remete em certos momentos a pensar que a vida seria melhor se podada antes da evolução perceptiva."

    E ai você acababa abordando um pensamento Schopenhauriano, no qual me baseio muito.

    ResponderExcluir
  12. Thyele concordo com você em Gênero número e grau.
    Considero que quem maltrata uma criança é muito mais cruel e inescrupuloso do quem aborta um feto.
    E adoro seus comentários, você é sensatez e perspicácia.
    _________________________________________________
    Cabrial!!! Nossos pensamentos se chocam em vários aspectos...Gosto pa porrah de você.
    AbraçãoO

    ResponderExcluir
  13. man.
    grandes pensamentos vc tem em relação a isso'
    parabéns.

    Aborto?
    eu sempre digo que jamais.mais as vezes tambem temo diante a certas situações. e não me perdou quando penso em um dia chegar a hipótese de ter que abortar uma criança. mesmo sabendo que a criança naum teve culpa e tal, existem casos que, ate mesmo muitos que dizem que nem pensão em um aborto, certamente pensaria duas vezes em deixar a criança nascer.
    espero nunca precisar passar por tal situação.e mesmo com todo esse pensamento eu sou contra o aborto.(y)

    ResponderExcluir
  14. Pois meu caro!
    A melhor maneira ainda é, e sempre será a prevenção...Eu também não me projeto na situação de ter que escolher...Cada caso é uma caso.

    Valeu Vitão!

    ResponderExcluir
  15. "Cabrial!!! Nossos pensamentos se chocam em vários aspectos."

    Isso é optimo o choque cria rsrs.

    ResponderExcluir
  16. Jonaas, seus textoos sãao demais caraa... Vocêe é donoo de uma tamanha inteligência, enquanto ao polêmico caso do aborto damos de cara com opiniões diversas ... Sou a favor do aborto em caso de abusoos, etc...mais ao contrário não há porque existir, pois hoje temos vários métodos contraceptivos que estão facilmente ao nosso alcance.
    Parabéns pelo blog, ameey !

    ResponderExcluir
  17. "Isso é optimo o choque cria"

    Concordo com vc man!

    _________________________________________________

    Dhais amr, obrigado...Será sempre bem vinda aqui.
    Adoro tudo que vem de você.

    BeijãooO

    ResponderExcluir
  18. Diante de tamanha polêmica, de tantas duvidas, eu sou Contra o Aborto,como muitos,cítamos a chances o medo q temos em passar por essa tão dificil situação no momentos, todos muitos jovens e com muitos planos em vista. Mais parando pra pensar, ninguem pede para vir ao mundo, todos passamos por dificudades e estamos hj discutindo a vinda de um ser.O erro ja começa daí, dizer quem pode viver nesse mundo e se vai ser uma pessoa do bem, ñ cabe a nenhum d nós. isso é o destino de cada um quem vai dizer. por isso todos temos SIM O DIREITO a ser aceito no mundo q vivemos. Quem ñ quer ter filhos agora se previne. e se acidentes acontecerem a solução é enfrentar o que ha de vim. CONTRA O ABORTO.
    bj meu pisi, vc a cada dia mim surpreende com seus textos. perfeito

    ResponderExcluir
  19. Vlw pelo comentário Luana.

    As vezes eu tenho uma raiva desse tal destino!
    E o livre arbítrio? As coisas são tão contraditória.
    Mais eis que estamos aqui certo? Então façamos o melhor que possamos viver de uma maneira agradável!

    BeijãoO²

    ResponderExcluir
  20. "isso é o destino de cada um quem vai dizer"

    Hmm...

    Eu a muito rebelei-me por completo com o destino...

    ResponderExcluir
  21. Voltamos a concordância Cabrial.

    Abraço

    ResponderExcluir
  22. As vezes eu tenho uma raiva desse tal destino!
    E o livre arbítrio? As coisas são tão contraditória.
    Mais eis que estamos aqui certo? Então façamos o melhor que possamos viver de uma maneira agradável!


    faço das minhas palavras as suas .. toodoos nos humanos estamoss tentando fazeeer o melhor de nos.. mais veem ooo senhor destino ii quase que ñ deixa .. mais levantemoos a cabeça .. i seguimos em frente.. já que nos dois fizemoos isso vamos assumiir o nosso fatooo. ABORTO E CRIME....

    ResponderExcluir
  23. Livre Arbitrio e Destino, são só conceitos-valores cristãos que nada tem de reais e factuais.

    Destino é mera pré determinação divina ( Sem falar na questionavel existencia de um certo senhor "deus".

    Livre Arbitrio outro valor cristão que resume-se a escolha mor entre bem-mal.

    Existem coisas chamadas lei da causalidade, causa e efeito/fenomeno, acaso, aleatoriedade, questões socio-antropologicas... Ou seja, se existe algum tipo de pre determinação na vida humana, essa é estabelecida por fatores geneticos, sociais e economicos... Destino agora tem outro nome.

    No fim, o conceito chave da existencia por mim colocado seria o caos.

    "Do caos tudo veio, ao caos tudo retornará"

    ResponderExcluir
  24. "Do caos tudo veio, ao caos tudo retornará"

    Eu tenho uma teoria mais bonita...Era bom se tudo terminasse como começa, em forma de Orgasmo! hehe

    Destino? Não seja escravo dele.

    Abraços caros amigos...Obrigado pelos significativos comentários.

    ResponderExcluir
  25. Joninhas meu amor...
    Na minha opinião o aborto é um crime e um direito a depender do estado de saúde da mãe e do feto.
    Mas a melhor forma é evitar a gravidez...
    Beijinhos.
    ótimo texto.@
    /

    ResponderExcluir
  26. vlw amr...Beijos é a melhor maneira. kkkkkk
    Te amOO

    ResponderExcluir
  27. Opiniões diversas hein?!
    Quase td já foi dito aqui... sábios comentários.
    Eu sou CONTRA o aborto!

    ResponderExcluir
  28. Pois é querida, rendeu...Um assunto polêmico, eu sou a favor do direito de escolha.
    Grande abraço, obrigado a todos pelo carinho.

    ResponderExcluir