sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O medo.


Uma amiga me pediu essa semana para que eu escrevesse sobre o medo.Inspiração para muitos artistas de diversas gerações, o tema é instigante e de largas definições.
Hoje, em meio a um mundo caótico, as guerras urbanas e a luta diária pela sobrevivência sufocam a população. O medo de não conseguir e o fato de não ousar, são as causas da maioria dos fracassos.
Ralph Waldo Elerson, filósofo e poeta, disse: "Faça aquilo que você receia e a morte do medo será certa."
Quando o medo passa a ser uma obsessão, deve ser tratado como uma fobia. Existem métodos e especialistas que cuidam para que esse tipo de transtorno não faça de quem os possua um escravo.
As opções para o medo são: Enfrentar ou fugir. Em princípio, enfrentar pode ser uma reação positiva. Isso não quer dizer que fugir seja uma reação negativa. Tudo depende da situação e é preciso reconhecer os próprios limites. Quando há uma situação de ameaça real à sua vida, o medo não é uma reação patológica, mas de proteção e autopreservação.
William Shakespeare disse: "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar".

Eu tenho medo do novo, tenho medo da morte, medo de não conseguir. Por isso me apego tanto ao agora... Eu tenho medo de sombras... Tenho medo do mar...De altura...Passadas na rua à noite quando sem sono me causam pavor!

E você tem medo de que?

13 comentários:

  1. Vejamos alguns de meus medos...

    Que interessante, muitos tem medo da morte, eu tenho medo de não morrer... Eu tenho medo da tal "vida eterna" a idéia de eternidade existêncial me assombra. Vejo a morte como uma grande dádiva natural.

    Tenho uma relação trial de medo-repugnância-amor com pessos, com o ser humano no geral, eles,vocês, me amedrontam, eu os repugno com e sem motivos aparentes, assim como amo relacionar-me com com o homem.

    Medo da dor física, creio que todos tenham...

    e ao contrario da maioria, não tenho medo da loucura, mas sim, medo da razão.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro cabril, Filosofando como sempre.

    Eu tenho medo da morte, sei lá que diabos vem depois...E essa duvida me amedronta.

    E tenho medo de loucos...Mais a razão demasiada me causa repugnância,para mim tudo não passa de uma grande "convenção"
    Convencionou-se que "tal" coisa e certa e que as outras são erradas...
    Tudo não passa de um grande ponto de interrogação!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. "Tudo não passa de um grande ponto de interrogação!"

    Boa abordagem... E isso me lembra de mais um medo...

    Tenho medo de grandes exclamações... Talvez as interrogações sejam como os braços maternos, nos protejam do que pode ou não estar por vir.

    ResponderExcluir
  4. "Tenho medo de grandes exclamações"

    Eu também tenho medo delas...Acho que são determinadas pela "certeza" dos fatos.

    E pra mim nada é inquestionável!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho medo de gente ! Isso no momento é o que maisme assusta!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Concordando com cabrial.. eu tenho muito medo da dor fisíca. ñ medo da morte .. maiis siim de como ella virá.. porque todoos nos um dia .. vamoos morrer .. ii hoje em dia comcordando coom rousy eu tbm tenho medo de gente .. ella estão fazendo coisas absurdas..matandooo...(mais sabendo que um dia elle irá morrer.)Tbm tenho medo de como a tecnologia veem avançando criando mais i mais tipos de armass.. ii são esses meu maiores medoos.

    ResponderExcluir
  7. "Medo de ter medo de ter medo!"
    Tenho medo de tantas coisas, as quais, não caberiam aqui;O meu medo vai desde o medo de insetos até o medo de mim mesma!
    Medo de gente sim!!!
    Pois como disse Markus Zusak:" Os seres humanos me assombram"

    ResponderExcluir
  8. Gente vlw pelos comentários...Todos de muito bom gosto.

    "Medo de ter medo de perder, cada um tem os seus e todos tem alguns, suando frio as mãos geladas, coração despara até sufocar, só temos por nós mesmos ou por aqueles que amamos,homem que nada teme é homem que nada ama."

    Beijos para quem é de beijos e abraços para quem for de abraços!

    ResponderExcluir
  9. Medo, várias coisas passam em minha cabeça em relação ao medo. Medo de perder alguém q amamos, do amanhã, "pessoas de s2 ruins" Enfim medo é algo sem "palavras". Como vc mesmo meu anjo postou, às vezes nossos medos fazem com que sejamos fortes p olhar e ver realmente o valor das coisas. Ñ sei se vc me entendi, mas do medo podemos tirar algumas lições de vida. É muito complexo pq tds nós temos medos diferentes ou até alguns parecidos, mas nem sempre sabemos o medo dos outros e isso nos faz com quer tenhamos mais duvidas cada dia mais de tantas e tantas coisas.
    Bj meu anjo

    ResponderExcluir
  10. E a vida consiste na duvida...O que seria de nós sem as perguntas? Não se apegue tanto ao medo alheio, tente trabalhar o seu para que você possa livrar-se deles, ou ao menos conviver com certa paz em relação a eles!
    Beijos amr.

    ResponderExcluir
  11. Super interessante esse texto :)
    Ter medo, não significa ser um ser humano fraco, significa uma pessoa que pensa bastante antes de tomar qualquer atitude, porém esse medo deve ter um certo limite, para que não se transforme em transtornos, perturbações, que acabam prejudicando a nossa mente. Sentir medo, é um sentimento natural, pois se tudo fosse tão perfeito, tão fácil, a vida tornaria-se um caminho sem obstáculos, em linha reta, onde não conheceríamos os outros caminhos, outras formas de pensar e agir.

    Beiijos amr *--*

    ResponderExcluir
  12. Pois quem tem medo de não ter medo tem medo de ser feliz...Afinal todos temos medos, de algo mínimo que seja, muitos pode tentar não transparecer essa virtude, acredito que o medo é um delimitador de áreas proibidas, ele o indicará a hora de parar. Só não deixe que ele seja um ditador na sua vida, diga a ele quem tem medo de quem, deixe o medo sentir medo de você. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho medo de ficar sozinha de me sentir soznha. Medo de decepcionar as pessoas ao meu redor de falhar e principalmente das coias q o proprio ser humano é capaz de fazer por medo, amor, egoismo, ambição, raiva

    ResponderExcluir